27 de março de 2007

999

O Romário resolveu que quer fazer o milésimo no Maracanã. Por pouco o Mengão não foi o "escolhido". Nem vai jogar contra o Americano. Até aí tudo bem.
Sorte dele que o próximo adversário é o Botafogo de Futebol e Regatas, dos (entre muitos) amigos blogueiros Juca Arruda e Jeso Carneiro.
Quer dizer: Festa no Maraca, com direito à invasão de campo e tudo o que rola, pois no Fogão é gol certo.
Mas não é prá ficar triste: o Bota fogo ficará famoso por ter levado o milésimo do mais polêmico atacante do Brasil.

DEMOLIÇÃO - SÍMBOLO

O fechamento do porto da Cargill, em Santarém está sendo considerado, pelos ambientalistas e contrários, como um motivo para ajustar a construção/implementação de empreendimentos ilegais na Amazônia.

Muito bem. Então, por que a SECTAM/IBAMA não dá um ultimato ao Governo do Estado do Pará (leia-se SEDURB+PREFEITURA DE ITAITUBA) para que também seja feito o EIA-RIMA da orla da cidade que não acaba nem fica pouco por lá?

Quer dizer que vai ficar somente no caso da Cargill? As prefeituras ou órgãos públicos não precisam apresentar ao menos um PCA?

25 de março de 2007

ORDEM NOS NEGÓCIOS

A ALCOA vai comprar e solicitar serviços dos empresários do Oeste do Pará, prioritariamente.
Mas, para isso exige que eles estejam perfeitamente sintonizados com o meio ambiente. Quem jogar ao menos um papel que enrola um bombom, sem o devido cuidado com o meio ambiente vai estar fora das compras.
É um aviso para os empresários que não gostam de se adequar às leis vigentes no País.

ORDEM AMBIENTAL

O lacre no porto da Cargill, em Santarém, começa a colocar em polvorosa todos os que tem ações ou serviços e que dependem do licenciamento ambiental do IBAMA ou SECTAM.
A multinacional, por se achar acima do cumprimento da legislação (acontecia frequentemente em todo o País) não promoveu o EIA/RIMA necessário para o funcionamento do porto, mas um Plano de Controle Ambiental (PCA). E a SECTAM (à época dirigida pelo deputado estadual verde Gabriel Guerreiro) continuou concedendo as licenças ambientais irregulares de funcionamento, ambas (empresa e órgão) sem ligar para os sucessivos procedimentos legais alegados pelo MPE e MPF.
Agora, com o porto fechado, os produtores de soja da região e do estado vizinho vão ter que "correr pros braços" da Maggi, que tem um porto graneleiro regular no vizinho estado do Amazonas (Itacoatiara).
E fazer o dever de casa imediatamente, senão os lucros adquiridos vão correr pelo ralo, internacionalmente.

ORDEM NA OAB

Tá se aproximando a prova da OAB para os bacharéis em Direito que não conseguiram aprovação e que não podem exercer a profissão de advogados.
Muitos nem mostram a cara na rua, debruçados que estão sobre o emaranhado de leis, decretos e resoluções municipais, estaduais e federais.
Um engraçadinho lembra que ainda bem que não tem esta prova para os profissionais ligados ao sistema CONFEA/CREA, senão muitos não exerceriam a profissão atualmente.
Também deveria ser verdade para alguns que exerceram cargos públicos por indicação ou que querem a todo custo ser músicos.
Dá no mesmo, pois tem alguns advogados que nem conseguem clientes, também.

23 de março de 2007

Os ìndigenas

A respeito desta nota, iremos ficar atentos ao "novo" trabalho do antropólogo Márcio Meira.
Nos últimos anos a FUNAI tem sido muito mais madrasta dos índigenas que tutora.
Os agentes de campo passam a pão e água por falta de verbas e assistência.
São feitas críticas até da ONU!
Em 2004, um chefe de posto da aldeia munduruku morreu afogado nas corredeiras do rio Tapajós (cachoeira Chacorão) quando se dirigia ao seu local de trabalho. Estava sem EPI, que o órgão não dispunha para seus funcionários.
Em outra aldeia (Katõ) foi elaborado e colocado em prática um projeto de psicultura. O estranho é que os alevinos enviados prá lá eram todos híbridos.
Então vai ter muito trabalho para ajeitar e fazer funcionar a casa o novo presidente.
Boa sorte!

PUM! PUM!

A da Câmara Municipal de Belém que discutiu assunto do aterro sanitário do Aurá, em sessão especial deixou algo no ar. Muito mais que um pum, parece que tem muita cáca por lá.
Querem saber mais?
Leiam aqui a opinião/explicação de CJK.
Sempre dia a sabedoria popular que depois de um pum! fedorento vem cáca poderosa.

Cáca Pura!

Do site O Eco:

Descarga

A principal ameaça à água brasileira está no meu, no seu, no nosso cocô. E em tudo o que jogamos pelo ralo abaixo. É o que diz estudo inédito feito pela ONU, o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas (ANA). Ao contrário do que muita gente pensa, a poluição por esgoto doméstico pesa mais que os dejetos das indústrias e que a escassez. Segundo reportagem da Folha de São Paulo, 90% do esgoto lançado nos rios das regiões metropolitanas do país são domésticos; só os outros 10% têm origem na indústria. O pior é que, de todo o rejeito, apenas 30% são tratados – o resto vai tudo in natura para a água. O relatório responsabiliza as empresas públicas de saneamento pelo abacaxi. Descascá-lo, diz o estudo, depende de investimento maciço do poder público.

Em todas as cidades da bacia amazônica, os esgotos são lançados no próprio rio, que também banha Belém. E em Santarém e Itaituba, grande parte do abastecimento de água da cidade é feito por captação direta do rio Tapajós.

O tratamento, diz a COSANPA é espetacular. Alguém acredita?

Manifesto Mocorongo

Um grupo de "mocorongos" uniu-se, a partir de uma manifestação do Prof. Dr. Manuel Dutra (publicada no Blog do Jeso) e está tentando de todas as formas dar início a um movimento que faça retornar um pouco do verde ao nosso torrão e amenize as altas temperaturas nas avenidas e ruas da cidade.
Um dos "cabeças" do movimento, Aldrwin Hamad anuncia aos demais participantes a quem desejar que "Será realizado o plantio das seringueiras ao lado do museu na Praça São Sebastião hoje, às 17 horas".
Esta será apenas uma dentre as muitas ações que este pequeno grupo está tomando.
Àqueles que desejam um pouco mais de verde em nossa cidade participem!

Ofiólitos

Parece palavrão cabeludo, mas este termo geológico significa pedaços de solo marinho que, durante a dança dos continentes, foram "grudados" às rochas de terra firme e que são a porção mais antiga da crosta terrestre, descobertos durante estudo da equipe capitaneada por Harald Furnes, da Universidade de Bergen, na Noruega, no sudoeste da Groenlândia.
Leitura completa para associados do Sience. Também encontramos um resumo em português aqui.

(In)Dispensável

Sobre aquela história de um ursinho polar ser sacrificado por ter sido rejeitado pela mãe, não vai mais acontecer. Ele sobreviverá.
E quanto aos políticos "enjeitados"? Serão ou não sacrificados?

22 de março de 2007

Quanto Riso, Quanta Alegria...

No Quinta Emenda, uma nota que vai levar tristeza prá pouquíssimos e alegria pra muitos. Mas muitos mesmo:

Promotora na Mira do TJ

Figura conhecidíssima na região da Transamazônica e oeste do Pará, onde colecionou diversos casos nada recomendáveis à uma promotora de Justiça, a nacional Elaine Nuayed foi denunciada pelo próprio Ministério Público pela acusação prática de crimes de peculato-apropriação e de corrupção passiva.O Pleno do Tj paroara aceitou a denúncia ontem.Com o recebimento da denúncia, inicia a instrução da ação penal.
A notícia vai ser festejada em Santarém, Tucuruí e Itaituba.

Meu caro poster esqueceu de Rurópolis, Placas e adjacências, onde também esteve atuando, com desenvoltura, a nacional.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Celebra-se, hoje, o Dia Mundial da Água.
Mas seria motivo de celebrar o que?
Alguns lembram os nossos dissabores em relação à escassez de água ou aos diversos problemas advindos de sua ausência.
Segundo o II Relatório das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Mundial da Água de 2006, Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), Conselho Mundial da Água, alguns fatos são decepcionantes:

- a escassez de água se caracteriza quando a disponibilidade de água é inferior a 1.000 metros cúbicos diários por pessoa. Muitas regiões sofrem com uma escassez crônica, que ocorre quando a disponibilidade de água é inferior a 500 metros cúbicos por pessoa;
- o consumo de água sextuplicou no século XX, mas a distribuição per capita hoje está despencando. Nos anos 1950, o consumo era de 16.800 metros cúbicos por pessoa. No ano 2000, era de 7.300 metros cúbicos. Em 2025, quando a expectativa é de que a população mundial seja de oito bilhões de pessoas, será de 4.800 metros cúbicos por pessoa;
- o consumo de água em áreas residenciais varia de 10 a 20 litros diários por pessoa na África subsaariana, 200 litros na Europa e 350 litros na América do Norte e no Japão;
- o crescimento populacional, o desperdício e a contaminação industrial são as maiores causas de escassez da água;
- em 2025, dois terços da população mundial viverá em países com sérios problemas de abastecimento de água, especialmente no norte da África, no Oriente Médio e no extremo Oriente;
- a disputa por fontes de água tem um enorme potencial para criar conflitos, à medida que países e até mesmo regiões dentro de um país, brigam pelos direitos de extração de rios e lagos;
- a mudança climática elevará significativamente a pressão sobre os recursos hídricos, já que mudará os padrões de chuvas e encolherá a cobertura de neve e gelo que alimentam os rios.

Por aqui, o cuidado é mínimo. E este plano (a ser observado) do Governo Estadual não vai deixar a população tão aliviada.

21 de março de 2007

Soja Suja

No ano passado, por uma pressão sem precedentes do Greenpeace, a Cargill prometeu só comprar soja de produtores que não utilizassem mão de obra escrava e que fosse certificada.
Alguém acreditou nessa balela?
Afinal, não é a mesma coisa que os madeireiros faziam quando não tinham árvores certificadas e "esquentavam" as extintas ATPF's?
Assim quem pode levar a sério os acordos com empresas como a Cargill, Maggi, Bunge e outras gigantes do setor?
O repórter Mauricio Monteiro Filho, do canal Repórter Brasil escreveu sobre o caso e afirma que a busca por soja responsável exige fim das plantações na Amazônia:

"A presença de grandes grupos multinacionais, como Archer Daniels Midland (ADM), Bunge e, principalmente, Cargill, e da maior empresa nacional do segmento - o Grupo André Maggi, ligado ao governador de Mato Grosso, Blairo Maggi -, também soa como um mau presságio. Basta observar a infra-estrutura já instalada em solo amazônico: são quatro silos da ADM, seis da Bunge e 13 da Cargill, além de seu terminal portuário, localizado em Santarém e considerado ilegal pelo Ministério Público Federal".

Lula Vira

Quem diria que o presidente/companheiro diria isto: "Lula chama usineiros de heróis". Não demora muito todos os madeireiros e guseiros também o serão.
Afinal não é fácil acabar com florestas inteiras no Brasil. Dá um suadouro terrível e nem tanto lucro assim.
Agora não tem mais volta: ele é capitalista desde criancinha.
E o Governo do PT no Pará virou ORM fiel, também.
Tudo igual , diria aquela propaganda.

Quem pago o PAC?

Quem paga o pato nesta história de PAC?
Josias de Souza desvenda este mistério "horripilante" dos cofres brasileiros aqui.

Dispensável

Em um zoo da Alemanha nasceu um urso polar e foi rejeitado pela mamãe urso. O tratador, com pena resolveu amamentá-lo com leite na mamadeira.
Agora, algumas entidades ambientalistas querem que o ursinho seja sacrificado, pois ele não terá uma convivencia pacífica quando chegar à idade adulta. Trágico, né?

E se todos os políticos "adotados" nestas últimas eleições fossem sacrificados pelos seus eleitores? Mudaria alguma coisa trocar Dudu por Pirão? Mais trágico ainda!

Como Anda Meu Deputado?

Em quem você votou nestas últimas eleições?
Valeu a pena depositar suas esperanças neste candidato?
Pelo menos ele está indo às sessões para apreciar e discutir os temas relevantes?
Não sabe ainda como fazer isto?
Então vá neste site, que lhe dará um guia de utilização e tire suas dúvidas.

20 de março de 2007

ÁGUA E A AMEAÇA DO PAC

Um relatório do WWF divulgado nesta terça-feira diz que a bacia do rio da Prata é uma das dez mais ameaçadas do planeta.
Segundo a Ong, os rios da região podem ser seriamente afetados pelos projetos de hidrelétricas e hidrovias na bacia – inclusive as 15 usinas da região Sul do Brasil previstas no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).
“Haverá alteração do balanço hídrico e da dinâmica de espécies”, disse à Folha de São Paulo o geógrafo Samuel Barreto, especialista de recursos hídricos da instituição. O relatório alerta para a possibilidade de invasão de espécies exóticas no Pantanal Mato-grossense, que pode ser ligado a rios da bacia amazônica com a construção da hidrovia Paraná-Paraguai.
O resto do relatório da WWF sobre bacias hidrográficas diz que o mundo pode enfrentar uma séria crise de distribuição de água doce caso nada seja feito para contornar os problemas de mudança climática, poluição e mal planejamento do uso dos recursos.
Segundo reportagem do jornal The Guardian, cinco dos dez rios da lista se encontram na Ásia, o continente que enfrenta a maior ameaça. Entre as bacias apontadas estão a do Yangtzé (China), do Ganges (Índia), do Danúbio (Europa) e do Nilo (África).

Tudo isso pode ser lido no site do WWF ou em O Eco.

Entre o Céu e a Terra

Em novo artigo (publicado em O Estado do Tapajós), Lúcio Flávio Pinto faz um balanço do céu de brigadeiro das ORM e as agruras de compromissos assumidos pela Governadora.
Em um trecho citamos:

"Não por outro motivo, Shakespeare, pela boca de Hamlet, previu que há muito mais coisa entre o céu e a terra que pode imaginar a nossa vã filosofia. Ou publicar a nossa grande imprensa".

19 de março de 2007

Água

Próximo ao Dia Mundial da Água sobe consideravelmente o nível do rio Tapajós, em Santarém, no Oeste do Pará.

Fogo Fátuo

Não é verdade que o prefeito de Belém convidará o prefeito de Jacareacanga para ensinar a gastar dinheiro à toa e como se safar de ataques de jornais, revistas e blogs.

RECOMENDAÇÃO

Um blog interessante sobre as coisas do Pará?
Recomendo o NEC PLUS ULTRA, já linkado ao lado.
Bom. Muito bom.

18 de março de 2007

UM PERDÃO DA TELEMAR

Mudei para a Cidade Nova em abril de 2006.
Como precisava da Velox solicitei antecipadamente a transferência da linha e sua respectiva instalação.
Dias desses recebi uma cobrança sobre serviços prestados pela amável prestadora sobre ligações efetuadas nos meses de junho, julho e agosto de 2006.
Já reclamei, claro!
Ontem recebi um telefone generosa do OI (antiga TELEMAR) que me prometia um desconto de 60% sobre os débitos.
Como posso ter desconto de débitos sobre um serviço que não tive?
Vá roubar outro!

BOOM MINERAL

O IBRAM e o canal Geólogo anuncia que brevemente teremos um boom mineral no estado do Pará.
Claro que sim!
Afinal com a entrada em operação de minas de bauxita em Juruti, de cobre no Vermelho, do aumento de produção de ouro da Serabi, com as prováveis jazidas de bauxita da Vale, da Rio Tinto, de cassiterita da Santa Clara e Paranapanema (novamente) existe uma tendência muito grande para que o CFEM tenha um aumento considerável para os municípios produtores.

Reboque

Dias desses, em frente ao Tribunal Eleitoral, observei uma cena curiosa.
De repente, não mais que de repente, chegou um carro da CTBEL com os devidos guardas e, logo após, um guincho estacionou em frente ao prédio.
Os dois guardas, apressaram o motorista/rebocador para guinchar um Fiat Palio que estava a, no máximo, 0,50 metros com as rodas dentro do limite proibido de estacionamento/parada: "Rápido! Rápido! Leva embora!" bradaram os guardas, como se estivessem furtando o veículo.
Estranho, né? Não é o serviço deles? Ou será que aguardavam o dono/motorista chegar para debater sobre o caso?
Sei não. Parece coisas de Dudu.

COISAS DE JACARÉ

Não entendi o placar (sic) da eleição para o domínio da AMUT, publicado no Blog do Jeso: 19x0? E os adversários da Maria não votaram em si mesmo?Que confiança, né?
Também, como comentei lá, o secretário da chapa adversária seria o Carlinhos da Cerpa, que mal sabe assinar o nome quanto mais redigir uma ata de reunião de diretoria.
Melhorou, e muito, a diretoria da AMUT desta vez!

14 de março de 2007

Boa Iniciativa

Interessante a ação a ser realizada na fiscalização de transporte de produtos florestais que passa a ser executada pela SECTAM e SEFA.

Quem sabe seja a repercussão da Operação Ananias, que está levando um monte de "graúdos" para responder pela ação e omissão

13 de março de 2007

Lixeira do Mundo

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou nesta segunda-feira que o Brasil será obrigado a aceitar a importação de pneus usados da União Européia. O processo que foi movido pelo bloco europeu iniciou-se em setembro do ano passado.
Na primeira audiência, a ministra Marina Silva foi pessoalmente a Genebra expor as causas pelas quais o Brasil se recusava a receber 2 milhões de pneus velhos da Europa, citando a falta de lixões adequados para o produto.
Mas parece que os delegados da OMC não ficaram comovidos e pediram que o governo brasileiro altere a resolução Conama que proíbe a importação de pneumáticos.
Até o fim da tarde desta segunda-feira, técnicos da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente estavam no Itamaraty discutindo a melhor forma de recorrer à decisão da OMC.
Diplomatas brasileiros, no entanto, negam que o resultado seja uma derrota. Na pior das hipóteses a alternativa será aumentar a alíquota de importação para os pneus velhos.

Fonte: O Eco

Ainda Cargill!

O superintendente do Ibama no Pará e os gerentes dos escritórios de Santarém e Altamira foram à sede do órgão em Brasília definir a estratégia de ação no porto da Cargill, no rio Tapajós. A reunião foi com a diretoria de licenciamento.
Até o momento não está decidido quando ocorrerá a vistória das instalações, que foi imposta por uma ação do Ministério Público Federal. Os promotores alegam que a multinacional americana opera seu terminal sem qualquer licença ambiental e espera que o Ibama embargue o local após fiscalização.
Fonte: O Eco

Presta Atenção no Serviço!

Uma reportagem publicada no Portal Amazonia, da Globo, induz o leitor a acreditar que a pesquisa mineral é baratinha, baratinha.
Diz, na reportagem que "por apenas R$1,55 e R$2,34 qualquer empresa brasileira poderá obter autorização para pesquisa mineral no País".
Não explica que estes valores são determinados para pagamento da Taxa Anual de Hectare (TAH) somente. Que, para se requerer o subsolo deve-se pagar os emolumentos ao DNPM, taxas de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao CREA, pagar os serviços do geólogo ou engenheiro de minas e aguardar a análise técnica pelo DNPM.

O repórter deveria ter uma iniciação mais longa sobre pesquisa mineral.

Habilite-se


A derrota para o Vênus já leva a diretoria do Papão a pensar num ofertão no preço dos ingressos das arquibancadas para o jogo contra o Abaeté. Segundo o presidente do clube, Miguel Pinho, o valor do bilhete deve ficar em R$ 6, com a meia-entrada a R$ 3. Para encher a Curuzu, o dirigente adianta que a proposta é de as mulheres não pagarem ingresso, como ocorreu na vitória sobre o Pedreira, dia 8 passado, Dia Internacional da Mulher. “Pode vir a mulher velha, a nova, a usada”, convocou.
Os benefícios ao público são a forma de Miguel Pinho chacoalhar de novo a equipe. “Eu tenho de sacudir esse time: está faltando calor (humano) para mostrar o futebol que tem”, entende o mandatário alviceleste, afirmando que no grupo “não tem só perna-de-pau”.
Pinho disse que tentará o acordo sobre os ingressos com a diretoria do Guará e a Federação Paraense de Futebol (FPF).

Pesos e Medidas

Em O Eco:

Enquanto o presidente norte-americano George W. Bush deu só uma passada rápida em São Paulo, o presidente alemão Horst Köhler, curte demorada visita ao país. Agora está em Manaus, onde passeou pelo rio Amazonas, participou de discussão com funcionários do Ministério do Meio Ambiente e conheceu os programas do governo para a região. A Alemanha é o principal parceiro do Brasil em termos de política ambiental: entre outras coisas, é quem doa mais dinheiro ao Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7).

Imagine se o presidente da Alemanha decidisse sobre política externa.

11 de março de 2007

Fralda Descartável Gigante Nêle!

Recebi essa mensagem do "sorteado" J. Ninos:

"No momento em que estiverem lendo este e-mail, estarei a caminho do município de Jacareacanga, para onde fui designado pelo TJE para dar um treinamento aos funcionários daquela nova Comarca. Espero retornar na quinta, se o meu medo de avião (inda mais de teco-teco!) for menor que a eficiência destes meus "companheiros" de viagem..."

Já mandei entregar uma fralda descartável GGGGGGGGGGG pro Ninos.

AMEAÇA EXPLÍCITA

Resposta de um assessor endinheirado do prefeito de Jacareacanga a um post:

"Pára de me enviar mensagens. Quem fala muito, pouco faz".

É. Ainda não descobriram a força dos blogs.

Mas que continuam metendo a mão no dinheiro público, com certeza! Carros, barcos, mansões, terrenos, requerimentos de pesquisa mineral, venda de terras públicas, compra de notas fiscais, sustação de cheques, ameaças a funcionários públicos, festival de besteiras ditas em público, sumiço de dinheiro para construção de poços profundos secos, anúncios em Itaituba (sic) sobre uma transparência nunca realizada etc. etc. etc. São coisinhas realizadas por Carlinhos da Cerpa, "Reizinhos" P. Matos e outros asseclas.

Nada que não se possa averiguar e provar. A Câmara de lá já deu o pontapé inicial. Se os nobres edis não mijarem fora do caneco... Para isso só tem que começar!

10 de março de 2007

Essa é Velha.

Sobre Juliana Paes...

Juiz de primeiro grau entendeu que foi ofensiva a afirmativa “mulher bonita e famosa que sai de casa de vestido sem nada por baixo no mínimo gosta de viver perigosamente - quando o esperado acontece, a culpa é do vento abusado".

Turma Recursal reverteu a condenação.

Conheça a foto questionada.

Deus e os Intelectuais

Do site Verdes Trigos:

Você acredita em Deus?

Um grupo de intelectuais (escritores, cineastas, atores, arquitetos e ativistas sociais), de gêneros e religiões distintas, aceitou o desafio de falar de sua reflexão pessoal sobre Deus e discutir suas respostas mais íntimas para as grandes perguntas da existência.

No livro Deus e eu (Casa da Palavra, 168 pp., R$ 29,90, trad. Eliana Aguiar), o cineasta e escritor italiano Antonio Monda entrevista: Paul Auster, Martin Scorsese, David Lynch, Saul Bellow, Jane Fonda, Spike Lee, entre outros.

Monda está no Brasil este mês para o lançamento do livro no Rio (12/03 - às 19h30 - Livraria Argumento - r. Dias Ferreira, 417 Leblon); em Brasília (14/03, às 19h - Embaixada da Itália - SES - av. das Nações, Quadra 807, Lote 30) e São Paulo (15/03, às 19h30, Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos - av. das Nações Unidas, 4.777 2º piso Pinheiros).

Papo de Botequim

Alguns empresários graúdos de Santarém esperam que a vinda do George W. Bush (Bucho, para os mais íntimos) aqueça o mercado de terras no município. Pode ser que seja através do álcool.

Esperam. Só.

9 de março de 2007

Quer Moleza?

O site O Eco manda dizer que:

"A cada momento a pendenga do porto da multinacional Cargill em Santarém, no Pará, está se tornando mais nebulosa. Desta vez, a empresa ajuizou um mandado de segurança na justiça federal, ainda não julgado, com pedidos para lá de estranhos. Primeiro pede que a justiça proíba promotores de fazerem qualquer divulgação à imprensa de ações que visem a fiscalização e o embargo do porto.

Em segundo lugar, sugere que o juiz impeça o Ibama de fazer diligências no porto sem autorizações da justiça".

A mordaça quer continuar viva!

8 de março de 2007

MULHER!

Fotos de mulheres de minha vida.






Alguém declarou que hoje seria o Dia Internacional da Mulher.


Baseado nisto fui cumprimentar a minha em nome de todas as outras. Levei um esporro sem tamanho:


"Isto é discriminação! Lembra que todos os dias acordo mais cedo que todos prá preparar o café, levar as crianças na escola, voltar prá fiscalizar ou fazer os trabalhos da casa, trabalhar prá repor os custos mensais, pagar as contas e ser a última a dormir. Não me parabenize , pois todos os dias deveriam ser o Dia da Mulher!"


Tá bom, mãe. Desculpa a mancada.

De qualquer maneira, obrigado por você fazer parte de minha vida. Mesmo que eu não mereça, quero fazer parte da sua.

Beijos mil!

7 de março de 2007

Tardia Descoberta

No Blog do Jeso, uma nota sobre o porquê do IBAMA - Santarém/Belém/Manaus/Macapá ou regional não poder fazer o embargo do Porto da Gargill: não tem técnico qualificado!
O "cara" tem que vir do Sul/Sudeste do País.
E depois reclamam dos passeios do "Beira-Mar"

SÓCIO MAJORITÁRIO

No QuidNovi:

Sérgio Cabral defende legalização de jogo do bicho e de casas de Bingo: Legalize já!

"Quanto mais legalidade, no processo, menos corrupção e mais receita para o estado. Mais controle social", a frase do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral resume o ponto de vista divulgado.

Também quero ser sócio!

ENCONTRÃO



Encontrão de Gerentes do Sistema tapajós de Comunicação.

Observem que a mocinha do lado direito (de blusa preta) não aparece totalmente na foto. E não foi defeito do fotógrafo.

É para enquadrar o J. Ninos (à esquerda) que a mesma foi sacrificada.

Fraudes: No Ar, Nos Rios e em Terra!

Há muito se reinvindica seriedade no trato com o público. Mas, como a história do macaco, não se olha para o próprio rabo.
  • Os donos de barco "armam" prá cima da valorosa Marinha do Brasil quando os barcos saem de Santarém rumo a qualquer outro lugar. Eles contratam tripulantes para dar a saída e uma outra lancha apanha o "embarcado" e traz de volta prá Santarém. No dia seguinte ele embarca em outra tripulação. Então a Marinha tem um contrôle dos embarcados, com certeza.
  • No ar, nas pistas clandestinas, que o DAC conhece mas não tá nem aí, tem um monte de pilotos não brevetados voando a torto (a direito não, é óbvio) colocando em risco a vida de muitos passageiros. Além de outro montão de aeronaves não licenciadas. É claro que eles também tem controle disso.
  • Em terra, acontecem as nomeações de apadrinhados para esculhambar ainda mais com o caótico trânsito. E mais veículos vão circular pelas ruas da cidade irregularmente. Principalmente faltando pouco mais de 18 meses para as eleições municipais.

6 de março de 2007

ITAITUBA EM PERIGO!

Está sendo realizada uma reunião de prefeitos em Itaituba.
E o de Jacareacanga está no meio.
Cuidado senão ele compra mais um Celta prá sua frota!

Pai d'Égua!

A regularização de garimpos em terras da União no Amazonas está suspensa.
E os motivos são ambientais.
Em 23 de fevereiro, o juiz substituto da Segunda Vara da Justiça Federal no Estado, Ricardo Augusto Sales, concedeu uma medida cautelar contra a legalização da atividade e impôs, como condição para cair com a decisão, que o Ibama faça Estudos de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) dos garimpos e elabore um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), exigência legal para atividades de mineração.

Este é um artigo de Vandré Fonseca para o site O Eco.

Sobre Corrupção e Outros Delitos...

É claro que mudei o título do artigo do Lúcio Flávio (sem a sua autorização) para chamar a atenção dos leitores.
Mas vale a pena ler "TELEVISÃO:É por baixo dos panos?" publicado em O Estado do Tapajós. Um petisco está aí:

A história desse "convênio" é um escândalo, um dos maiores da república no Pará, a merecer a devida apuração - legal, administrativa e política, seja no âmbito do judiciário como do próprio governo, inclusive na Assembléia Legislativa, onde aguarda pouso certo o pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

3 de março de 2007

Operação Ananias

A seguir lista dos despachantes, madeireiros e servidores presos pela Polícia Federal durante a Operação Ananias, deflagrada hoje em várias cidades do Pará. Os envolvidos com mandados de prisão expedidos pela Justiça e que não foram presos já estão sendo considerados foragidos pela PF.


Altamira

Presos
Chester Gomes Pedro
Vanecia de Souza Silva
Anabel Guimarães Poulbel
Iacy Braga da Silva Corrêa
Luiz Cláudio Pereira Corrêa
Carlos Renato Leal Bicelli
Erivaldo Frencelino Viana
Guiomar Lea Lopes Barbosa

Foragidos
Adeilson Bezerra Aguiar “Ticano”
Raimundo Adalberto Silva Queiroz
Francisco de Assis Germano
Breno Cecim Bicelli
Darlene Gomes Pedro

Belém

Presos
Rosarinha Lacerda do Nascimento
Alexandra Simone Santos de Almeida
Audiléia Cabral de Souza
Ivan da Costa Lobato Junior
Maria do Socorro de Jesus Cruz
Anísio Teófilo
Newton Carlos Ricker

Placas

Idelfonso Mattos Netto (preso)

Porto de Moz

Ivair de Lima Pontes (foragido)

Itaituba

Admar Pimentel Rocha (preso)

Santarém

Raimundo Nonato Souza Casto (foragido)

Presos

Ramádio Alves Lima
Aldo Figueira Barbosa
Adinor Willian Mota Vinhote
José de Souza Pinto

Uruará

Presos
Euripedes Almeida Guimarães
Cícero Veloso de Carvalho
Reinaldo Lucas Cajaíba
José Algusto da Costa

Foragidos

Adeilson Belém Gama
Nelson Honedes da Silva
Tânia Bento

Fonte: IBAMA

Levem o MP por Lá...

Notas da "belíssima" Jacareacanga:

Os moradores do bairro Santo Antônio, periferia da cidade de Jacareacanga, no sábado, 24/2 realizaram um mutirão para recuperar a principal rua de acesso ao bairro, se encontra sem condições de trafegabilidade, pois "se algum doente precisar sair às pressas daqui, tem que ser carregado". Disse o vereador Rafael Manhuari Munduruku, representante do bairro. Ele disse a nossa reportagem que por várias vezes encaminhou requerimento à mesa da câmara, solicitando do prefeito Carlos Veiga que recupere as ruas do bairro, "haja vista que todas estão sem condições da gente passar". "Até a pé está difícil, imagina de carro". Contudo "até a presente data, ninguém veio arrumar as nossas ruas".

Deveriam convidar pra trafegar nas ruas a frota de carros de aluguel e as duas Hilux do Carlinhos da Cerpa, atual e futuro quase ex-prefeito o Município.

Pro Zezão, Um Abacaxi...

Na Província do Tapajós:

O garimpeiro Itamar Nunes da Silva foi à 19ª Seccional de Polícia Civil de Itaituba, na manhã desta quinta-feira, 01/03 para comunicar que no mês de outubro de 2006, quando passava uns dias na cidade de Jacareacanga ficou sabendo que na Fazenda Rosa de Maio, de propriedade do senhor Francisco de Assis, conhecido por "Zezão do Abacaxi", estavam precisando de trabalhador. Ele com seu amigo Eduardo Carneiro da Silva, foram até a Fazenda, no município de Itaituba, e esposa do senhor Francisco disse que na Fazenda mesmo não tinha emprego, mas para trabalhar no Garimpo, eles tinham vaga e lá havia muito ouro.

Uma denúncia. E agora? Será que a valorosa Polícia Civil irá verificar se a denúncia tem fundamento? Ou o ouro falará mais alto?

Verde de Alegria

No Repórter Diário de hoje:

Procuradoria verde

Processos oriundos da Procuradoria da República no Pará vão mudar de cor a partir de março. É que todas as petições, ações e ofícios da instituição passam a ser impressos em papel reciclado, que não passa pelo clareamento com cloro, por isso tem tonalidade marrom. As próximas medidas “verdes” que o MPF adota a partir deste ano serão coleta seletiva de lixo, adoção de canecas de cerâmica em substituição aos poluentes copos plásticos e o reaproveitamento de papel.

Amém! Pelo menos procurou-se praticar os 3R em um órgão público. Alguém poderia aconselhar as Prefeituras a fazer o mesmo?

2 de março de 2007

Pirulito Doce...

Leiam a nota e tirem as conclusões:

A empresa de mineração Alcoa, que possui uma mina de exploração de bauxita em Juruti, vai instalar no Pará uma refinadora de bauxita e uma usina de transformação de alumina em alumínio. A informação foi repassada ontem, em Santarém, município do oeste paraense, pelo presidente da Alcoa para América Latina, Franklin Feder, após uma reunião a portas fechadas com a prefeita Maria do Carmo e seu secretariado. Além de Feder, estiveram presentes à reunião o diretor de Relações Institucionais, Memércio Nogueira; o diretor de desenvolvimento estratégico, João Luís Serafim, e o diretor Ricardo Falhyão, da Alcoa, além dos secretários municipais Inácio Corrêa (Governo), Alba Valéria Lima (Infra-estrutura) e Rosilane Evangelista (Finanças).

A ALCOA já tem mina de exploração? Até agora é uma jazida, repórter e/ou revisor! E se a reunião foi a portas fechadas, quem deu esta informação ridícula?

Quem está querendo aparecer realmente? A ALCOA ou a Prefeitura de Santarém?

Riqueza Fácil. Cadeia Fácil, Fácil...

O Ibama e a Polícia Federal (PF) realizaram nesta sexta-feira a primeira operação conjunta do ano.
A ação mobilizou 150 policiais em cidades ao longo da rodovia Transamazônica (BR-230), nas proximidades do rio Tapajós, no Pará.
O esquema desmantelado visava a aprovação de planos de manejo fraudulentos e o pagamento de propinas a fiscais dos governos federal e estadual. Batizada de Ananias, nome inspirado na passagem biblíca em que o apóstolo Pedro descobre que seu discípulo o roubou, a operação é a primeira a detectar falsificações no Documento de Origem Florestal (DOF), implantado em setembro de 2006.

Leia mais aqui e aqui.

Riqueza Fácil. Cadeia Fácil, Fácil...

O Ibama e a Polícia Federal (PF) realizaram nesta sexta-feira a primeira operação conjunta do ano.
A ação mobilizou 150 policiais em cidades ao longo da rodovia Transamazônica (BR-230), nas proximidades do rio Tapajós, no Pará.
O esquema desmantelado visava a aprovação de planos de manejo fraudulentos e o pagamento de propinas a fiscais dos governos federal e estadual. Batizada de Ananias, nome inspirado na passagem biblíca em que o apóstolo Pedro descobre que seu discípulo o roubou, a operação é a primeira a detectar falsificações no Documento de Origem Florestal (DOF), implantado em setembro de 2006.
Leia mais aqui e aqui.

Presente de Aniversário

O Lúcio Flávio, ao abordar um assunto mineral, meu deu um grande presente.

Um brinde ao artigo Minérios: à espera de decisões rápidas.

No site de O Estado do Tapajós em um trecho:

"O grande ausente nessa dinâmica impressionante é mesmo o poder público. Ele precisa tomar decisões e assumir plenamente sua responsabilidade, saindo do imobilismo".

Dois meses após a posse da Governadora começam a ser nomeados alguns dos integrantes dos segundo e terceiro escalão.

Até quando estará imobilizado o Estado?

1 de março de 2007

Proteção Continuada

Após 15 anos do início de um processo, foi decretada hoje, 28, a criação do Parque Amazônico da Guiana, na Guiana Francesa.
Com quase dois milhões de hectares de proteção estrita e uma zona envoltória de desenvolvimento sustentável de aproximadamente 1,3 milhões de hectares, a área se caracteriza como a maior unidade de conservação francesa e se integra ao complexo formado pelo Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, e por duas áreas protegidas estaduais no Pará, criadas em novembro do ano passado: a Reserva Biológica Maicuru e a Estação Ecológica de Grão-Pará.

Fonte: WWF

DESMATAMENTO E AS PROVIDÊNCIAS

Também em O Eco:

Uma equipe internacional de cientistas divulgou relatório em que afirma que o debate sobre o aquecimento global acabou.

A hora é de agir.

O grupo alerta para a necessidade da comunidade internacional tomar medidas mais urgentes de cortes das emissões carbônicas. O documento, preparado pela Fundação das Nações Unidas e a sociedade científica Sigma Xi, traz recomendações para o enfrentamento das mudanças no clima.

Segundo reportagem do Planet Ark, o texto complementa o relatório do IPCC divulgado no início do mês, que tinha somente previsões e constatações. Entre os conselhos estão o aumento da eficiência energética, a substituição cada vez mais rápida de combustíveis fósseis por biocombustíveis e a diminuição – e, eventualmente, reversão – das taxas de desmatamento.

Na casa dos outros, né? Replantar as florestas queimadas em Portugal, nos EUA, na Malásia, na França também deveria ser prioridade. Absoluta.

Aventura Etílica

Do site O Eco:

O agricultor Xico Graziano, secretário de Meio Ambiente de São Paulo, escreveu um artigo para o Estadão em que levanta os riscos da febre do álcool, lembrando a visita de Bush a Lula na próxima semana. Diz que a cana, como poucos outros cultivos, protege o solo e necessita de poucos inseticidas e fungicidas. Também se anima com as possibilidades que estão se abrindo para os agricultores. Mas alerta: ninguém, no mercado externo, quer cana ocupando lugar da Amazônia e do Cerrado. Além disso, diz que com o novo boom, fundos de investimento nacionais e estrangeiros estão entrando no negócio de biocombustíveis, antes nacionalizado. Para Graziano, isso tem a vantagem de capitalizar o setor. Mas também é ruim porque “bota aventureiro na jogada”.

Já pensaram no Lula e Bush se encontrando e conversando sobre álcool? É realmente uma Aventura Etílica!

Que Venha Março!

Início de mês.
Será que as chuvas aumentam ou diminuirão de vez?
Aqui (em Itaituba) dizem os "profissionais do tempo" que a enchente não vai passar disso. E daqui a 40 dias (Semana Santa) começa a baixar.
Tanto quanto as previsões de crescimento do Brasil. Ou não?
Prá saber mais sobre PIB e demais acessórios, procure no Quinta Emenda neste fim de semana e leiam os artigos de dois especialistas no assunto.