1 de abril de 2015

A Estranha Forma de Violência

Ultimamente temos tido, nesta cidade e, por que não dizer, na região Oeste do Pará uma sucessão de crimes violentos que deixam a população aterrorizada: assassinatos encomendados, assassinatos no/pelo trânsito, assassinatos sem causa...

Além disso, as redes sociais tem se encarregado de espalhar sucessivos casos de crimes violentas que ocorrem em outras regiões do país como se fossem daqui mesmo; tem se encarregado de fazer “selfies” mais do que atender aos necessitados; tem se encarregado de espalhar boatos sobre ações criminosas e te imputar crimes/delitos a quem não deve nem teme.

E os órgãos de segurança pública – que é função primordial do estado – não tem conseguido diminuir estes casos. Falta pessoal? Faltam equipamentos? Falta treinamento? A resposta está nas decisões que são tomadas pelos nossos representantes legislativos. Ou alguém acha e concorda que o simples fato de diminuir a maioridade penal de 18 para 16 anos vai reduzir os crimes, se não houver uma contrapartida fortíssima na educação?


Nada será tão simples se não conseguirmos segurar o “dedinho” que retransmite as novas e que aumenta a insegurança. 
Ou se nos preocuparmos muito mais com a educação e menos com as greves pró salário dos educadores.

Nenhum comentário: