30 de abril de 2015

XII Feira da Indústria do Pará (FIPA)

Será realizado no Hangar Feiras e Convenções da Amazonia, nos dias 6 a 9 de maio do corrente ano a XII Feira da Indústria do Pará (FIPA).

A Feira é uma idealização da Federação das Indústrias do Pará e esta exposição do setor industrial paraense ocorre a cada dois anos, reunindo milhares de pessoas interessadas em conhecer o que é produzido no Pará. A edição 2015 já iniciou a pré-inscrição no site da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), realizadora da Fipa, no endereço www.fiepa.org.br.

29 de abril de 2015

O novo Marco Regulatório Mineral

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados vai discutir em audiência pública nesta quarta-feira (29), às 10h30, os impactos ambientais, financeiros e sociais do novo Código de Mineração (Projeto de Lei 5807/13) e a crise do setor de mineração.
Uma comissão especial está analisando a proposta, e a expectativa do relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), é votá-la até o final de maio.
Foram convidados para o debate, sugerido pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA):
- um representante do Ministério de Minas e Energia;
- a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Maria Amelia Rodrigues da Silva Enriquez;
- o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura;
- o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Augusto Dâmaso; e
- o procurador da República e Coordenador do Grupo de Trabalho de Mineração do Ministério Público Federal, Darlan Airton Dias.
A audiência está marcada para o plenário 14. 
Fonte: Agência de notícias da Câmara Federal

8 de abril de 2015

A história da mineração no Tapajós...

Uma palhinha do meu novo "escrito" sobre a mineração no Tapajós:

"Na historia do Brasil, as informações sobre o Pará como produtor de ouro ou de outro minério são descritas na Carta Régia de 1603, embora a garimpagem de ouro tenha iniciado em Minas Gerais[1].
                   Existem indícios históricos de que o descobridor de ouro no Tapajós tenha sido o minerador paulista João de Souza Azevedo3, que desceu em 1746/1747, a partir do rio Preto (dos Arinos e, posteriormente, Teles Pires) até Santarém, onde foi preso por ordem do padre Manoel dos Santos, por desobedecer às ordens da Coroa portuguesa (atos régios de 18 de Agosto de 1730, 31 de Maio de 1737, 24 de Maio de 1740). Na sua viagem “achou outra mina no riacho Três-barras, afluente do Tapajós, e descendo por este em 1747 até a sua foz, com trinta e cinco dias de viagem passou ao Pará, participou a descoberta de sua navegação ao Governador do Estado Francisco Pedro de Mendonça Gurjão, que também a comunicou à Corte3.
                   Outras notas dão conta de que o minerador Leonardo de Oliveira, em agosto de 1742, saiu do Mato Grosso e após quatro meses chegou à boca do rio Tapajós, embora sem entrar em maiores detalhes3.
                   Também é relatado que “A riqueza do subsolo, como em todas as partes do Novo Mundo, tentara também o colono da Amazônia. Era natural. Se, pelo lendário circulante, era no coração da floresta o país encantado do Dourado, das grossas minas de Manoa! Se todos quantos a descreviam, desmediam-se em referências à existência de minérios preciosos! ... Em 1755, falou-se em prata no Tapajós, veios de que o desembargador João da Cruz Diniz Pinheiro tomara posse para a Coroa. As pedras, para amostra, examinadas em Lisboa, representavam mais um desengano.[2]

Espero terminar a tempo de entregar a obra no festejo do Dia do Geólogo (30 de maio).


Esta Casa continua Uma Vergonha!

Quer dizer que a Casa da Noca resolveu debater o prêmio concedido pela API - Associação dos Profissionais da Imprensa de Itaituba - para a prefeita Eliene Nunes?
E também a suspensão de doação de cimento pela ITACIMPASA ao município?
E a "compra" de um premio de melhor do ano por outro vereador?

Ora isto é ter nada importante pra discutir.

É claro que nós temos que ouvir o que eles querem falar na tribuna, sem chiar nem reclamar, como me disse um dito vereador.

Mas posso propor alguns assuntos "irrelevantes" como: o estado infraestrutural das ruas da cidade, o resultado da greve municipal da educação, o caos causado no desabastecimento de produtos hortifrutigranjeiros em virtude do péssimo estado das estradas federais, os assuntos que serão levados para a reunião da Assembleia Legislativa itinerante, a fonte da Sonda que um governo municipal secou, o abastecimento de água na cidade, a feira permanente no porto da balsa, os assuntos a serem tratados na reunião do PPA...enfim, nada de "catiguria" pra essa "tchurma" atual.

AMUT em Vitória do Xingu

A próxima reunião da AMUT - Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica e Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará será realizada em Vitória do Xingu nesta sexta-feira, dia 10 de abril.


A pauta é tratar de assuntos relacionados à melhoria da região.

*******************************************************************************

Sugestão do blog:
  • Decretar estado de calamidade pública nos acessos das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá;
  • Exigir do governo federal o cumprimento das propostas legislativas na região;
  • Marcar presença nas audiências do PPA para trazer para os municípios a igualdade de tratamento financeiro nos investimentos, que só se concentram na região metropolitana de Belém.

********************************************************************

Trilhas do Tapajós

Em prévia da comemoração pelo dia do Meio Ambiente, a SEMMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente - lançou neste dia 06/04/2015 o edital ´para seleção de artigos que farão aprte do livro "Trilhas do Tapajós - Perspectivas Sócio ambientais para a sustentabilidade".
O prazo para submissão dos artigos encerra em 16/04/2015.
O edital poderá ser acessado neste link.

7 de abril de 2015

O Melhor de Itaituba

No último sábado, no Baile da Imprensa, o Blog do Júnior Ribeiro foi agraciado com o título de "Melhor Blog de Notícias de Itaituba".
Merecidíssimo!

A carga continua...

O Blog de Evandro Corrêa continua sua carga contra Valmir Climaco.

Hoje postou em O Liberal (e foi reproduzido no Blog do Jeso), que climacoa "Associação dos Filhos de Itaituba - ASFITA, protocolou na sexta-feira, 4, no Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, TCM-PA, uma denúncia formal contra o ex-prefeito do município, Wlamir Climaco de Aguiar [foto], do PMDB.
Na denúncia, a associação afirma que no período entre 2010 a 2012, o ex-prefeito realizou processo licitatório para a construção da Escola Municipal César Almeida, situado no distrito de Moraes de Almeida."
 Se não é mandado por alguém pra fazer isso, deve ter outras razões pessoais para abrir a carga de brigada ligeira contra o ex-gestor.

4 de abril de 2015

A Imprensa que imprensa e brilha

 
Hoje, sábado de Aleluia, estará sendo realizado o Baile da Imprensa.

Um evento que vai premiar os melhores do rádio e televisão em Itaituba.

Também vai reconhecer, entre os empreendedores, quais aqueles que se destacaram, mas os astros e as estrelas serão os "da imprensa".


Serão agraciados estes poucos, dentre os muitos, que frequentam com desenvoltura tanto o Palácio do Governo como os bares da periferia.
Será homenageado o mais recôndito membro do rádio e/ou da televisão, que integra uma equipe de apoio, sempre na surdina.
Serão estrelas os que conseguem fazer falar tanto os chefes de governo como os meliantes, temidos ou não.
Àqueles que, com música ou palavra, com imagem ou pesquisa, com mão de ferro ou coração fraco, com sutileza ou ironia tem nos transmitido a vida como ela é.
Serão homenageados àqueles que conseguem transmitir ação, entusiasmo, tristeza, alegria, emoção aos quatro cantos deste rincão, de qualquer forma, seja  escrevendo, falando ou simplesmente lendo uma mensagem...
Serão homenageados àqueles que conseguem transmitir, com as imagens captadas, uma visão além do olhar comum.
Falarão daqueles que usam as palavras nas imagens e montam um cenário.

Serão homenageado àqueles que tendo um problema pessoal para resolver tem a obrigação principal de mostrar o lado bom e o verso malvado do dia a dia itaitubense.
Será homenageado aquele que gostaríamos de ser em frente à câmera.
Àquele que encontramos o defeito que não temos, em nossa apresentação particular. 

Também será premiado aquele que fica por trás de formulários incontáveis ou de uma simples mesa de atendimento, mostra o interesse e o entusiasmo da profissão.
Mesmo àqueles que não serão agraciados com um troféu serão também homenageados por este festejo memorável.

Todos são pessoas tão comuns quanto cada um de nós.
Todos são pessoas merecedoras de nossa admiração.


Um brinde a vocês!
Parabéns, IMPRENSA DE ITAITUBA!


2 de abril de 2015

Preocupante Desenvolvimento

Crise da indústria afeta 70% dos produtos, segundo IBGE.

A crise da indústria tem se ampliado. A produção caiu em sete a cada dez produtos pesquisados fevereiro na comparação com o mesmo mês em 2014.
O chamado índice de difusão (70,2% dos 805 itens pesquisados tiveram queda) é o maior desde 2013, quando o IBGE passou a calculá-lo. Houve retração em 24 dos 26 setores pesquisados. A indústria caiu 9,1% frente a fevereiro de 2014 - maior queda desde julho de 2009, em meio à crise global. Na comparação com janeiro, recuou 0,9%. Em 12 meses, acumula queda de 4,5%.

(Jornal Folha de São Paulo).

1 de abril de 2015

A Estranha Forma de Violência

Ultimamente temos tido, nesta cidade e, por que não dizer, na região Oeste do Pará uma sucessão de crimes violentos que deixam a população aterrorizada: assassinatos encomendados, assassinatos no/pelo trânsito, assassinatos sem causa...

Além disso, as redes sociais tem se encarregado de espalhar sucessivos casos de crimes violentas que ocorrem em outras regiões do país como se fossem daqui mesmo; tem se encarregado de fazer “selfies” mais do que atender aos necessitados; tem se encarregado de espalhar boatos sobre ações criminosas e te imputar crimes/delitos a quem não deve nem teme.

E os órgãos de segurança pública – que é função primordial do estado – não tem conseguido diminuir estes casos. Falta pessoal? Faltam equipamentos? Falta treinamento? A resposta está nas decisões que são tomadas pelos nossos representantes legislativos. Ou alguém acha e concorda que o simples fato de diminuir a maioridade penal de 18 para 16 anos vai reduzir os crimes, se não houver uma contrapartida fortíssima na educação?


Nada será tão simples se não conseguirmos segurar o “dedinho” que retransmite as novas e que aumenta a insegurança. 
Ou se nos preocuparmos muito mais com a educação e menos com as greves pró salário dos educadores.